©2018 by Stephanie Bittencourt.

Stephanie Bittencourt Joaquim

R. Min. Calógeras, 708 - Bucarein, Joinville - SC, 89202-207, Brasil

(47) 9 8801-8158

QUALIFICAR

Rua Blumenau, 64 - sala 1508 Edifício Adville Business Joinville - SC

Rosângela Cremonini

(47)9-9922-7698

 “O que perturba o ser humano não são os fatos,

mas a interpretação que ele faz dos fatos". 

Epitetus - Sec.I

Ciclo
Buscar
  • Stephanie Bittencourt

Afinal, por que fazer psicoterapia?

Atualizado: 7 de Out de 2018


Estamos em 2018 e ainda é comum imaginar que a psicoterapia é destinada apenas para pessoas que possuem algum transtorno mental. De fato, nesses casos ela é essencial, mas não só.

A decisão de fazer psicoterapia implica em inúmeras questões que muitas vezes inundam nosso imaginário. Afinal, quem nunca ouviu falar que psicólogo é coisa de “louco”? O conceito de “loucura” discutiremos em outro post, mas os preconceitos por trás da palavra “psicoterapia” vamos desmistificar agora!


E então, o que é Psicoterapia?


A psicoterapia é um processo conduzido por um psicólogo com a finalidade de tratar questões pessoais sejam elas de natureza emocional, cognitiva ou comportamental. Tais questões podem surgir em qualquer momento da nossa vida e nem sempre conseguimos resolver sozinhos. Alguns exemplos:



Estas são apenas algumas questões que podem sinalizar a necessidade da ajuda de um profissional. Seja qual for a razão, o psicólogo auxilia o cliente através dos conhecimentos técnicos e teóricos para que o mesmo possa tomar consciência de suas dificuldades e elaborar um modo adaptativo para lidar com suas questões.

É importante lembrar que não é necessário apresentar algum sintoma para procurar ajuda profissional, visto que a psicoterapia é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal e autoconhecimento.


Qual é o momento certo de buscar psicoterapia?

Quando você percebe que suas questões estão implicando negativamente em seu cotidiano, dificultando sua vida e/ou causando sofrimento. É hora de buscar ajuda profissional.


Psicólogo ou Psiquiatra, qual a diferença?

O psicólogo clínico é um profissional formado em Psicologia que se utiliza de abordagens e técnicas para realizar o processo terapêutico. Já o psiquiatra é um médico que costuma utilizar tratamento medicamentoso com seus pacientes.


Qual é o melhor?

Não existe um melhor que outro. Um bom psicólogo saberá se é necessário encaminhar seu cliente para um psiquiatra e um bom psiquiatra saberá o momento certo de encaminhar seu paciente para um psicólogo.



A psicoterapia é uma ferramenta valiosa que pode ser aplicada a uma série de situações clínicas e também promover o desenvolvimento pessoal, emocional e relacional.



17 visualizações